Um dos maiores temores dos amantes da jardinagem são as formigas. Colônias destas pequenas invasoras podem se instalar no seu quintal e na sua casa, atingindo a grama, as flores da sua plantação e os cômodos do seu lar, deixando um verdadeiro caos por onde passam.

As formigas aparecem em busca de comida, principalmente no verão, quando estão estocando para as estações mais frias. A maioria das formigas domésticas são onívoras, ou seja, se alimentam de proteínas como restos de carnes e outros insetos mortos, carboidratos e açúcares.

É preciso atenção! Em busca destes tipos de alimentos, elas vagam por lixeiras e superfícies contaminadas, podendo transmitir doenças. A melhor forma de acabar com elas é cortando sua fonte! Feche bem suas vasilhas e embalagens e mantenha os ambientes sempre limpos.18

As espécies que são nocivas para o seu jardim são as cortadeiras, também conhecidas como saúvas. A fama destas invasoras é péssima! Elas podem retalhar suas plantas para levarem suas folhas para o formigueiro e desta forma, prover o alimento da colônia.

Para afastar estes seres incômodos da sua casa e quintal, confira algumas receitas caseiras!

Use cravo e canela
Estes elementos possuem um forte odor que espanta as formigas. Em um pote sem tampa ou saquinho de tule, coloque cravos da índia e paus de canela e espalhe nos pontos de maior concentração das intrusas. Esta técnica irá espantá-las sem mata-las.

Borrife detergente
Misture três colheres de detergente de cozinha com 200ml de água e coloque em um borrifador. Aplique por toda a área afetada, em frestas, nos móveis e ao redor do seu jardim. Este método não irá contaminar os ambientes.

Vinagre
O vinagre pode ser um grande aliado. Use vinagre branco ou de maçã dentro de um borrifador e aplique nas plantas e em todos os locais em que as formigas estão atacando.

E aí, gostou das dicas? Temos certeza que seguindo estes passos você irá se livrar das temidas formigas! Não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Até o próximo post!

 

Deixe um comentário

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>